Observatório de Políticas Públicas

DESCRIÇÃO GERAL

O Observatório de Políticas Públicas (OPP), vinculado ao Bacharelado de Políticas Públicas (BPP) da Universidade Federal do ABC (UFABC), é uma iniciativa de caráter interdisciplinar que reúne docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Tem como objetivos:

1)      Ser um espaço de articulação entre ensino, pesquisa e extensão; bem como entre a graduação e a pós graduação

2)      Ser base para a formação por meio de uma abordagem interdisciplinar e aplicada ao território do grande ABC, seguindo as diretrizes do campo de públicas

3)      Desenvolver atividades como (i) manutenção de bancos de informações, (ii) estudos de casos, (iii) capacitações e formações para gestores, (iv) divulgação científica e social e (v) debate teórico sobre políticas públicas. Para essas atividades, os enfoques podem variar entre aqueles mais setoriais ou mais transversais.

 

 

Ensino: OPP é uma das disciplinas obrigatórias previstas no projeto pedagógico do BPP da UFABC, reservando espaço para o aprendizado a partir de atividades práticas na formação dos estudantes, por meio de Imersões em experiências locais de políticas públicas voltadas para temas como políticas sociais, desenvolvimento local e regional, infraestrutura, cultura e comunicação, participação e controle social, gestão pública, transparência e acesso á informação. Seu objetivo é, por um lado, ampliar o conhecimento crítico e analítico das políticas públicas, assim como dos processos políticos, econômicos, sociais e culturais que permeiam seu funcionamento; e, por outro, contribuir com o conhecimento sobre as políticas públicas do ponto de vista teórico e empírico por meio de maior interação com outras instituições acadêmicas, com a sociedade civil e com o poder público em seus temas de pesquisa, apoiando esses atores nos processos de políticas públicas. Dessa maneira, estão articuladas ações de ensino, extensão e iniciação à pesquisa aplicada.

obs

Na foto acima, alunos e professores do BPP – UFABC com gestores, na disciplina (imersão) do Observatório de Políticas Públicas em parceria com a São Paulo Aberta.

Pesquisa: o vínculo do OPP com as atividades de ensino implica a realização constante de pesquisas voltadas para práticas e políticas públicas locais; desta vez, no entanto, com especial atenção às dinâmicas presentes no território do Grande ABC paulista (formado pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Com isso, pretende-se contribuir para o acompanhamento de políticas públicas, a aproximação entre universidade, governos e sociedade, e para o reconhecimento, registro e disseminação de inovações públicas locais capazes de dialogar com as questões identificadas neste território. Trata-se de um espaço também para a formação de novos pesquisadores na UFABC, entre estudantes de graduação e pós-graduação.

 

Extensão: as Imersões em políticas públicas previstas na disciplina OPP permitem aprendizagem não apenas a partir do contato com práticas de políticas públicas locais, mas também a partir de atividades de extensão. Com isso, durante as imersões, os estudantes são convidados a se engajarem junto às ações locais, acompanhando e participando de maneira colaborativa com suas dinâmicas cotidianas, de forma a promover o diálogo entre os diferentes saberes. A prática de imersões também propicia à universidade contribuir direta e indiretamente com os trabalhos desenvolvidos pelas prefeituras e organizações com as quais interage para além do momento específico de encontro, através da sistematização da experiência em relatórios que serão publicados e disponibilizados para livre acesso, promovendo sua disseminação.