O Bacharelado em Políticas Públicas (BPP) é um curso regulado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Campo de Públicas (Resolução MEC/CNE nº 1, de 13 de janeiro de 2014) e tem como princípios fundamentais o respeito à democracia e à diversidade de opiniões, a responsabilidade com a res publica e a interdisciplinaridade na produção e difusão do conhecimento. O corpo docente é diverso, com professores formados em diferentes áreas. A matriz curricular é estruturada em três eixos interdisciplinares: “Estrutura e Instituições do Estado”, “Análise e Gestão de Políticas Públicas” e “Estado, Economia e Sociedade”, além de um eixo metodológico direcionado para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e das atividades de Imersão do Observatório de Políticas Públicas. Ao longo do curso, os estudantes são estimulados a analisar e propor soluções para problemas públicos, utilizando ferramentas técnicas e teóricas de distintas áreas de conhecimento. Mais do que promover a especialização em disciplinas tradicionais, o curso é um convite para percorrer as fronteiras entre elas.
As características científicas e educacionais da formação no BPP são resultado de dois processos históricos na academia brasileira e internacional. O primeiro é a consolidação das políticas públicas como subárea da ciência política. Em meados do século XX, o maior interesse por explicações científicas para as ações do Estado, com o objetivo de aperfeiçoar a produção de políticas públicas, gerou um movimento intelectual com vocação interdisciplinar em prol de uma “ciência das políticas públicas”. Este movimento teve origem nos Estados Unidos e rapidamente se difundiu por outros países à medida que o Estado crescia e aumentava suas atribuições sociais e econômicas. O segundo é a consolidação da administração pública como campo disciplinar autônomo em relação à área de administração. No Brasil, seu impulso inicial remonta à reforma do Estado da era Vargas e à demanda crescente por quadros técnicos qualificados e capazes de exercer funções públicas cada vez mais complexas. Nos anos 2000 e 2010, essas duas tendências acadêmicas teve repercussões significativas na educação superior brasileira. A oferta de cursos de graduação do “campo de públicas” cresceu exponencialmente em todas as regiões do país e a criação do BPP em 2010 é parte deste fenômeno.
O curso tem sido avaliado como um dos melhores do país nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), sendo, portanto, uma referência nacional. A nível local, o curso cumpre uma função social importante, pois forma quadros qualificados para atuar em cargos de gestão na complexa máquina pública da região, composta pelas prefeituras, consórcio intermunicipal do ABC, região metropolitana e o governo do estado de São Paulo, além de cargos no setor privado e terceiro setor que demandam maior interação com a administração pública.