Atividades de Extensão

O currículo do BPP prevê a realização de 312 horas, ou 26 créditos, de atividades de extensão. A Imersão obrigatória, através do Observatório de Políticas Públicas, gera 4 créditos de extensão, restando 22 créditos para serem cumpridos. O curso oferece diversas possibilidades para a participação em ações, projetos e disciplinas extensionistas, mas também é possível participar em atividades promovidas pelo BC&H e outros cursos da UFABC. Embora o quadro-síntese do currículo do curso destaque os 20 créditos de Atividades de Extensão referentes ao BC&H, todas as horas de extensão obtidas em qualquer ação ou disciplina ofertada por qualquer curso da universidade contam igualmente para integralizar tanto o currículo do BC&H, quanto do BPP. É recomendável, no entanto, que estudantes que pretendem colar grau no BPP priorizem as atividades extensionistas promovidas pelo curso e seus docentes. As principais modalidades de atividades extensionistas estão descritas abaixo.


Disciplinas extensionistas de opção limitada (OL) ou de livre escolha (LE)

Os diversos cursos da universidade oferecem regularmente disciplinas extensionistas. A partir do terceiro quadrimestre de 2023, o BC&H planeja oferecer duas disciplinas extensionistas por quadrimestre, cada uma contabilizando 8 créditos. O BPP possui 4 disciplinas extensionistas de OL listadas no Documento Complementar no 1 do projeto pedagógico de 2023, que poderão ser ofertadas de acordo com o planejamento anual do curso. Ao planejar as matrículas, é importante considerar que os créditos de disciplinas extensionistas, sejam elas de OL ou LE, são contabilizados primariamente como extensão. Portanto, até que todos os créditos de extensão sejam cumpridos, será necessário cursar ainda os 32 créditos de disciplinas de opção limitada e 16 créditos de disciplinas de livre escolha previstos no currículo do curso, para que a carga horária mínima de 3000 horas seja atingida.


Eventos de Extensão promovidos pelo BPP e BC&H

O BPP, BC&H e outros cursos, em colaboração com seus respectivos centros acadêmicos, promovem regularmente eventos extensionistas, nos quais todos os estudantes podem participar. Esses eventos precisam ser aprovadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) para gerar créditos de extensão. O BC&H organiza anualmente a Semana de Humanidades, o BPP, em parceria com o CAPOL, organiza a Semana de Políticas Públicas e outros cursos também organizam suas semanas acadêmicas. Em 2023, tanto a Semana de Humanidades, quanto a Semana de Políticas Públicas foram aprovadas pela ProEC e todos os participantes receberam certificados. Os estudantes podem participar de duas formas. A primeira é se envolvendo na organização do evento como voluntários e a segunda é participando das mesas, oficinas e sessões temáticas. Nesta segunda forma, é necessário se inscrever pelo Sigaa e assinar a lista de presença para obter as horas de extensão da atividade.


Participação em Ações Extensionistas

Docentes do BPP e de outros cursos coordenam ações, projetos e cursos de extensão apoiados pela ProEC. Os estudantes podem se envolver como bolsistas ou voluntários, obtendo horas de extensão relativas às atividades realizadas. A ProEC publica regularmente editais de seleção de estudantes que queiram se envolver nestas atividades.