Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)


Coordenadora de TCC: profa. Alessandra Teixeira (alessandra.teixeira@ufabc.edu.br)
Ato Decisório que regulamento o TCC do BPP
Instruções, formulários e datas de matrícula: https://cecs.ufabc.edu.br/graduacao/tcc-monografia
Repositório de TCCs do BPP: https://bpp.ufabc.edu.br/repositorio-de-tccs/


Para se graduar no Bacharelado em Políticas Públicas, é necessário elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e apresentá-lo no Colóquio de TCCs do BPP. O TCC é um trabalho acadêmico, baseado em teoria e pesquisa empírica, podendo seguir abordagem metodológica quantitativa, qualitativa ou mista. Durante a sua elaboração, os estudantes aplicam o conhecimento teórico e metodológico que adquiriram nas disciplinas do curso, sob a orientação de um professor orientador do BPP ou de outro curso, se autorizado pela Coordenação de TCC.

Idealmente, o início da elaboração do TCC ocorre no 10o quadrimestre de ingresso, através da disciplina “Métodos Qualitativos e Desenho de Pesquisa para o TCC de Políticas Públicas”, ofertada no primeiro quadrimestre do ano letivo. Nesta disciplina, os estudantes aprendem a utilizar técnicas de análise qualitativa e a elaborar projetos de pesquisa, contendo discussão teórica, questões e hipóteses de pesquisa, além de metodologia para análise de dados empíricos. A disciplina é concluída com a apresentação de um projeto de pesquisa para subsidiar a elaboração do TCC. Este projeto pode seguir abordagem quantitativa, com base em técnicas estudadas na disciplina “Métodos Quantitativos em Políticas Públicas”, ofertada no 9o quadrimestre ideal. Recomenda-se que os estudantes matriculados nesta disciplina já iniciem conversas com um possível professor orientador.

A aprovação em “Métodos Qualitativos e Desenho de Pesquisa para o TCC de Políticas Públicas” habilita o estudante a se matricular em “Trabalho de Conclusão de Curso 1” (TCC1). A matrícula pode ser feita em qualquer quadrimestre do ano, sendo necessário possuir Coeficiente de Progressão (CPk) mínimo de 70% e identificar um professor orientador. Para o TCC1, é esperado que o estudante apresente uma versão preliminar do sumário do TCC, revisão bibliográfica, metodologia, eventuais resultados preliminares de pesquisa e um cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante o TCC2. Caberá ao orientador enviar por e-mail o conceito de TCC1 para a Coordenação de TCC e para o DAC/CECS, através do preenchimento do formulário de TCC1 (disponível aqui) nos prazos definidos pelo CECS.

A matrícula em TCC2 também pode ser solicitada em qualquer quadrimestre do ano. Nesta última etapa, o estudante deve finalizar a redação do trabalho e apresentá-lo no Colóquio de TCC realizado no início do quadrimestre seguinte. As datas e horários das apresentações são definidos pela Coordenação de TCC, buscando sempre promover sessões coletivas e com base em uma consulta prévia da disponibilidade de discentes e orientadores. Os Colóquios normalmente ocorrem na segunda semana letiva do quadrimestre seguinte ao da matrícula em TCC2. A apresentação dos trabalhos é seguida da arguição pelos respectivos avaliadores e, ao final, é elaborada uma Ata com os conceitos de todos os estudantes que participaram. Após a apresentação no Colóquio, o estudante terá 30 dias corridos para realizar ajustes indicados pelo Avaliador e entregar a versão final para a Coordenação de TCC, que a publicará no repositório de TCC. O conceito de TCC2 só é registrado no histórico escolar após a entrega da versão final do trabalho.

Estudantes que não apresentarem o trabalho no Colóquio ficarão com conceito F em TCC2 e precisarão realizar nova matrícula. A solicitação de atribuição do conceito I (Incompleto) deverá ser feita no momento da consulta para a participação no Colóquio, de forma que a ausência dos alunos não impacte negativamente na organização da atividade.

A partir do terceiro quadrimestre de 2023, os registros de TCC1 e TCC2 no histórico escolar serão feitos com a sigla correspondente ao projeto pedagógico de 2023 e contando 2, ao invés de 3, créditos. Portanto, estudantes que pretendem integralizar o currículo de 2015 precisarão compensar essa diferença com créditos adicionais em outros componentes curriculares de sua escolha, para alcançar a carga horária mínima de 3008 horas.


Aproveitamento de TCC ou monografia de outros cursos

É possível solicitar o aproveitamento do TCC ou da monografia aprovada em outro curso da UFABC. A solicitação deve ser feita diretamente à Coordenação de TCC e o trabalho precisa ser apresentado no Colóquio de TCC. Durante o Colóquio, um docente do curso avaliará a adequação do trabalho ao BPP, podendo aprová-lo integralmente ou parcialmente. Em caso de aprovação parcial, o estudante deverá seguir as recomendações do avaliador, fazer os ajustes necessários e apresentá-lo novamente no Colóquio do quadrimestre seguinte. Esta avaliação não se refere ao mérito do trabalho, que já passou pelo crivo de docentes de outro curso, mas estritamente à sua adequação ao Bacharelado de Políticas Públicas.

A solicitação de aproveitamento não exime o estudante de cursar a disciplina obrigatória “Métodos Qualitativos e Desenho de Pesquisa para o TCC em Políticas Públicas”. É recomendável que esta disciplina seja cursada antes do início da elaboração do TCC ou monografia de outro curso, para que o estudante se familiarize com as características e requisitos de um TCC de Políticas Públicas.

Uma vez aprovado o aproveitamento do TCC ou monografia de outro curso, os conceitos de TCC1 e TCC2 são registrados no histórico escolar do estudante, sem a necessidade de matrícula.


Colóquios de TCC do BPP

Os Colóquios de TCC são realizados três vezes ao ano, normalmente na segunda semana letiva do quadrimestre seguinte ao da matrícula no TCC2. As datas e horários de cada apresentação são estabelecidos pela Coordenação de TCC, de acordo com a disponibilidade informada pelos orientadores, avaliadores e estudantes concluintes. A consulta para a definição das datas e horários das sessões do Colóquio é realizada através de e-mail, cerca de três semanas antes do Colóquio. As apresentações são públicas e abertas a todos os estudantes e docentes da UFABC, bem como à comunidade externa. Após a apresentação do trabalho, um docente avaliador faz a arguição e o estudante tem a oportunidade de responder às dúvidas e comentários. Este avaliador definirá o conceito do estudante, que terá 30 dias corridos para realizar ajustes no trabalho e apresentar a versão final para publicação no repositório do curso. Apenas após a entrega da versão final, o conceito de TCC2 é registrado no histórico escolar.