Manifesto da Rede de Egressos

Somos um grupo que defende a democracia e as instituições. Acreditamos que as políticas públicas são instrumentos para a construção de soluções para problemas sociais e sistêmicos, de redução de desigualdades de todos os tipos e de desenvolvimento de serviços públicos de qualidade para todos.

Enquanto egressas e egressos do curso de políticas públicas da Universidade Federal do ABC, sabemos do compromisso público que temos com a profissionalização e institucionalização das carreiras públicas, com a presença de profissionais do campo de públicas em áreas estratégicas dos setores público, privado e social e da importância de defendermos a universidade pública. Acreditamos que as políticas públicas devem ter como centro as pessoas. Para isso, é necessário transparência e cidadania ativa, que juntas são capazes de promover maior consciência da população e acompanhamento das políticas públicas através dos espaços de participação social.

Reconhecemos nosso papel na formação da agenda pública e na implementação e avaliação das políticas públicas, que devem sempre se orientar por evidências e pelo contexto dos diferentes territórios e das pessoas que ali vivem. Só existimos e crescemos como pessoas, profissionais e rede atuando em colaboração. Temos como premissa a diversidade, que resulta numa rede formada por diversos perfis, características e trajetórias que juntas se conectam e promovem o protagonismo de egressos e estudantes do campo de públicas e no desenvolvimento de ações de impacto positivo.

Nossa rede quer ser uma das vozes nos espaços de geração de conhecimento do campo de públicas, apoiando o surgimento de formas de ensino inovadoras, pesquisa e extensão e no fomento e compartilhamento de oportunidades de atuação e de desenvolvimento profissional de nossa rede de egressas e egressos. Queremos deixar um legado para o campo de públicas e para o Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC a partir da construção de redes de egressas e egressos e da valorização das nossas trajetórias. Entendemos que desta forma podemos estar presentes nos espaços de decisão dos diversos setores da sociedade e participar ativamente da construção de um futuro mais inclusivo e de um país mais justo.

Conheça as nossas redes:

Linkedin

Instagram

Blog do UOL