Imersão (Observatório de Políticas Públicas)


Coordenador do Observatório de Políticas Públicas em 2024: Prof. Lúcio Nagib Bittencourt (lucio.bittencourt@ufabc.edu.br)
Ato Decisório que regulamenta a Imersão no BPP
Instruções, formulários e datas de matrícula: https://cecs.ufabc.edu.br/observatorio


O Observatório de Políticas Públicas é um componente curricular integralizador do BPP, caracterizado por atividades de imersão em órgãos da administração pública regional. É ofertado anualmente durante o primeiro quadrimestre, com atividades concentradas no período de reposição de aulas ou de recesso. Durante a semana de imersão, os estudantes visitam órgãos e equipamentos responsáveis pela implementação de políticas públicas em diferentes setores e interagem com gestores, burocratas, servidores públicos, políticos, integrantes de movimentos sociais e trabalhadores do setor privado. O objetivo é observar e analisar in loco processos de formulação e implementação de políticas públicas, com base em conhecimentos adquiridos em disciplinas do curso. Ao final da semana de imersão, os estudantes apresentam os resultados de suas análises em sessão pública, com a presença de gestores e servidores com os quais interagiram. É um momento de troca de experiências que enriquece a formação dos estudantes e lhes permite contribuir com o contínuo aperfeiçoamento das políticas públicas na região do ABC.

Após a revisão do projeto pedagógico de 2023, o Observatório de Políticas Públicas se tornou formalmente um componente extensionista, com 4 créditos (48 horas) de extensão. Apesar de estar previsto para o 12o quadrimestre da matriz ideal, é possível se matricular em qualquer momento da graduação. Estudantes com coeficiente de progressão (CPk) de 70% ou superior têm prioridade na matrícula. A vantagem de realizar as atividades de imersão no fim da graduação é a possibilidade de utilizar conhecimentos e ferramentas de análise adquiridos em quadrimestres anteriores, enriquecendo ainda mais a experiência.


Imersão em 2024

Local: Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá
Temas: Desenvolvimento Local: Experiências do Grande ABC

Em 2024, as atividades de imersão do Observatório de Políticas Públicas ocorreram em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, nos municípios de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.

Entre os dias 29 de abril e 04 de maio, cerca de 47 estudantes, divididos em cinco grupos, se dedicaram aos seguintes temas: Economia Solidária; Desenvolvimento e Povos Originários; Questões Sociais e Desenvolvimento; Desenvolvimento Econômico, Urbano e Ambiental: o Polo Petroquímico e Desenvolvimento Territorial e Cultura.

O professor Lucio Nagib Bittencourt, com o auxílio de monitores do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFABC, foi o responsável por organizar as atividades e articular a parceria.

Confira abaixo o material informativo produzido por cada grupo.

Economia Solidária Desenvolvimento e Povos Originários Questões Sociais e Desenvolvimento Desenvolvimento Econômico, Urbano e Ambiental: o Polo Petroquímico Desenvolvimento Territorial e Cultura
  • Visita à aldeia Kuaray Rexakã (Brilho do Sol (São Bernardo do Campo)

Como parte da semana de imersão, em 2024, os discentes tiveram a oportunidade de visitar parte da terra indígena Tenondé Porã, em São Bernardo do Campo, no dia primeiro de maio.


Edições anteriores

2023
Local: Diadema e universidades paulistas
Temas: Cultura, Segurança Pública, Planejamento, Educação, Habitação, Segurança Alimentar e Permanência Estudantil nas Universidades Paulistas

Em 2023, as atividades de imersão do Observatório de Políticas Públicas ocorreram no município de Diadema e em outras universidades paulistas. Cerca de 90 estudantes participaram. A professora Livia de Tommasi e o professor Wilson de Mesquita foram os responsáveis por articular parcerias e organizar as atividades.

Grupos que fizeram Imersão em Diadema (60 estudantes):

  • Crédito: Mauro Pedroso

Grupos que fizeram Imersão em universidades paulistas (30 estudantes):

  • Crédito: Marina Franco

Em virtude da pandemia, não houve oferta deste componente curricular entre 2020 e 2022.

2019
Local: Cidades do Grande ABC
Temas: Gênero, Saúde da Mulher, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Financiamento de Políticas Públicas.

Foram realizadas visitas de campo em diversos equipamentos públicos, como o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Casa Abrigo Regional de Mauá, Secretarias de Mobilidade Urbana e de Obras, estações de tratamento mantidas pela SEMASA e terminais municipais em Santo André e Rio Grande da Serra. As atividades de imersão foram coordenadas pelo professor Lúcio Bittencourt.

Divulgação:
“Consórcio do ABC colabora para formação de universitários da UFABC”, Consórcio do ABC, 06/05/2019

2018
Local: Cidades do Grande ABC
Temas: Saúde, Educação, Cultura, Defesa Civil e Meio Ambiente

Os grupos passaram a semana conhecendo experiências de políticas públicas no território do ABC. Em Santo André, pesquisaram o Sistema Único de Saúde (a Atenção Básica e o Programa Saúde da Família), a Política de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e diversas ações sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura. Em Ribeirão Pires, visitaram áreas de mananciais e aprenderam sobre a atuação da Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente. As atividades foram coordenadas pelo professor Lúcio Bittencourt.

2017 – Câmara Municipal de São Paulo
2016 – Prefeitura de São Paulo
2015 – Prefeitura de São Paulo